








CIDH: Crise de Refugiados da Venezuela
Censura, repressão, dominância e, sobretudo, tragédia. Era 1998, época na qual se via vigente um governo que trazia constante insatisfação à população, quando a Venezuela recebeu uma nova esperança; Hugo Rafael Chávez Frías. Chávez assumiu a presidência em 1999 com a promessa de que traria prosperidade de volta à sua nação. No entanto, eventos inesperados mudaram a história do país para sempre. Considerado como o contrário do prometido, o Estado tornou-se palco de uma polarizante crise política, social e econômica.
O preço do petróleo reduziu, mergulhando a Venezuela em uma recessão econômica por tempo indefinido. O país encontrava-se com uma inflação galopante e o acesso a recursos básicos foi tornando-se cada vez mais dificultado, mesmo com a entrada de Nicolás Maduro no poder. Apesar das tentativas governamentais de conciliar aspectos populares e políticos, o alvoroço dos cidadãos tornou-se exponencialmente exacerbado após ataques autorais da Venezuela ao público manifestante. O descrito virou um processo cíclico, sangue sendo derramado através de violentas repressões, desencadeando no afloramento ainda maior da necessidade civil por justiça. Consequentemente, ocorreram fortes ondas migratórias com milhões de cidadãos saindo do país, buscando refúgio em outras nações. Em meio a esta crise, reúnem-se as partes associadas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com a finalidade de conter a crise venezuelana da forma mais ágil possível, antes que se propaguem ainda mais grandiosos estragos.
Desse modo, cabe aos senhores alcançar um almejado consenso cujo resultado ponha fim a temida crise, que tem se alavancado cada vez mais ao longo dos anos. O futuro está nas suas mãos, senhores delegados!
Diretores
GABRIELA LORENA
Olá, futuros delegados! Me chamo Gabriela Lorena e tenho 19 anos. Estou muito feliz de fazer parte da excelentíssima mesa diretora da Comissão Interamericana. Aviso que estarei disponível para ajudar qualquer um e fazer desse um belíssimo comitê. Aguardo ansiosamente para conhecer os senhores!! Será uma honra participar de mais uma edição do MDA ❤️ Até!!!
ALICE
ROCHA
Muito prazer, futuros delegados! Me chamo Alice Rocha, tenho 19 anos e me formei ano passado no Colégio Pedro II. Tenho um carinho muito especial por comitês humanitários e estou extremamente ansiosa para ser diretora desta edição do MDA! Fiquem à vontade para sanar quaisquer dúvidas que estiverem no decorrer do comitê. Vejo vocês em breve!
BERNARDO
MEDEIROS
Olá, futuros delegados! Me chamo Bernardo Medeiros, tenho 17 anos e estudo no Colégio Santo Inácio, no 3o ano do Ensino Médio. Estou muitíssimo animado para essa edição do MDA, modelo que me acolheu em minha primeira vez como diretor ano passado e proporcionou experiências e vivências incríveis para mim! Assim, tenho certeza de que os dias de evento serão maravilhosos, especialmente considerando o importantíssimo tema, a maravilhosa mesa e os delegados, que sei que serão incríveis! Aguardo ansiosamente pelo X MDA, espero todos lá para que possam presenciar o quão incrível é esse modelo!
BEATRIZ
RIBEIRO
Olá, queridos futuros delegados!
Meu nome é Beatriz Ribeiro, sou aluna da segunda série do CSA do Novo Leblon, e é com grande alegria que participo deste comitê. Estou ansiosa para assistir aos seus discursos, que tenho certeza serão cheios de entusiasmo e argumentação! Será uma honra contribuir para o sucesso deste evento tão relevante. Espero vê-los em maio para vivermos juntos essa experiência incrível!
BERNARDO DAMASCENO
Fala rapaziada! Meu nome é Bernardo Damasceno, tenho 15 anos, estou no 2° ano do EM do CSA do Leblon (obviamente o melhor) e estou como diretor de primeira viagem. Tenho muito carinho pelos modelos diplomáticos, então espero que juntos façamos um ótimo modelo!
ANDRÉ
GAMA
E aí futuros delegados! Me chamo André, sou estudante do 2⁰ ano do CSA da barra. É um prazer fazer parte do corpo diretivo do X MDA, ainda mais em um comitê tão especial quanto o CDH! Estou muito animado para obter a minha primeira experiência como diretor e espero que os senhores desfrutem do comitê!!! Até maio delegados