top of page
Logo com fundo amerelo e escrito em azul o nome: Modelo Diplomático Agostiniano. Ao lado do nome, há uma aguia sobre louros.

Conselho de Segurança Histórico: Crise dos Mísseis de Cuba

Na década de 1960, o cenário global encontrava-se extremamente polarizado entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que disputavam áreas de influência ao redor do mundo. A Guerra Fria moldava as dinâmicas políticas internacionais, fomentando revoluções e conflitos em países periféricos, enquanto as superpotências evitavam um embate direto.

A busca incessante por superioridade, tanto no campo bélico, com o desenvolvimento de armamentos nucleares, quanto no científico, com a exploração espacial, agrava as tensões entre as nações. Em 1962, essa rivalidade culminou em uma grave crise: a detecção de silos de mísseis nucleares soviéticos em território cubano por aeronaves americanas, a poucos quilômetros do território dos EUA.

O governo do presidente John F. Kennedy interpretou essa ação como uma ameaça direta à segurança nacional, suscitando a possibilidade de uma retaliação militar contra a União Soviética. A perspectiva de um confronto nuclear iminente gerou temor global, enquanto a mídia acompanhava ansiosamente os desdobramentos da crise com uma pergunta angustiante: será este o início do fim da humanidade?

Nesse contexto de tensão extrema, o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi convocado com urgência para mediar as negociações, promover o diálogo entre as partes envolvidas e evitar que a Crise dos Mísseis de Cuba resultasse em um conflito de proporções catastróficas.

Portanto, senhores delegados, o futuro da humanidade está em suas mãos. Cabe a vocês garantir que a diplomacia triunfe sobre a guerra, preservando milhões de vidas e assegurando, a todo custo, a paz mundial.

Guia de Estudos
Guia de Regras do VII MDA

Diretores

CAROL
VIEIRA

Oi queridos! Me chamo Carolina Vieira e serei uma das diretoras do X MDA. É uma honra poder fazer parte de um modelo tão incrível como esse, ao lado de pessoas brilhantes! Espero tornar a experiência de vocês inesquecível! Nos vemos lá!

ANA
ZIMERMAN

Olá futuros delegados! Meu nome é Ana Beatriz Zimerman, tenho 18 anos e estou no 3° período de Relações Internacionais na PUC. É com muito prazer que farei parte dessa mesa incrível. Nos vemos em maio!

Prazer, futuros delegados!
   Me chamo Giovanna Coimbra e estou indo para o 2º ano do ensino médio no CSA-NL. É uma honra participar de um modelo que admiro muito por ser agostiniano, onde basicamente cresci como delegada, e agora poder avançar e ser mesa. Estou ansiosa para ver os debates acalorados dos senhores. Nos vemos em maio! Beijos!

GIOVANNA
COIMBRA
Maria Fernanda Botinha.jpg

Olá, delegados! Me chamo Maria Fernanda Botinha e este ano vou cursar, no CSA Leblon, o 1º ano do ensino médio. Estou muito animada para compor essa mesa e vê-los em abril. Até logo!!

MARIA
FERNANDA
Helena Coutinho .jpg
HELENA
COUTINHO

Olá, queridos delegados! Me chamo Helena Sá, acabei de concluir o ensino médio e vou começar o curso de economia no primeiro semestre de 2025! Estou muito contente em ser diretora do MDA em uma edição tãao inédita e em um comitê tãao especial!! Vejo vocês no CSH!🌟

MIGUEL
ROSAS

Olá, queridíssimos delegados! Me chamo Miguel Rosas, tenho 16 anos, e estudo no Colégio Santo Inácio, no 2° ano do EM. Vai ser um imenso prazer compor a maravilhosa mesa diretora deste Conselho de Segurança, abordando este tema tão historicamente relevante. Assim como os outros membros desta mesa, estarei à disposição de todos para esclarecer suas dúvidas, apoiá-los em suas decisões e promover a melhor experiência possível dentro do comitê. Estou muito ansioso para ver vocês nesta edição do MDA, e vejo vocês em 1962!!! ♡

bottom of page