








A Crise Econômica e Política do Rio + O Sonho Olímpico (2016)
Após duas aspirações fracassadas de sediar as Olimpíadas, em 2009, cercada de dúvidas e incertezas, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como anfitriã dos Jogos de 2016. O “Sonho Olímpico” nunca esteve tão próximo de se realizar: a esperança e a euforia invadiram, sem pedir licença, até a alma do menos caricato dos cariocas. Com a Copa do Mundo de 2014, que seria sediada no Brasil, e o discurso de desenvolvimento urbano, aliado às promessas de investimentos em infraestrutura, saúde e segurança, o clima de festa aumentava. Receber um evento de tamanha magnitude, inevitavelmente, traz consigo os olhares do mundo, ou seja, a grande mídia retrataria a exuberância das praias e do samba do Rio. Contudo, como já é de conhecimento de todo bom carioca, nem tudo são flores, e o foco midiático acabaria por expor o lado da cidade não agraciado com o abraço do Cristo Redentor.
O momento era extremamente delicado: as aspirações de progresso e a utopia da afirmação do Rio como uma cidade global contrastavam com a dura realidade fluminense, que se desenrolava por trás das cortinas e tomava o palco ao apagar dos holofotes. Os motivos para o descontentamento popular eram mais abundantes que o extrato bancário daqueles que desviavam verbas das intermináveis obras públicas, cresciam mais rápido que o número de infectados pelo surto de Zika Vírus e eram tão crônicos quanto a crise de segurança pública. Como no Rio toda desgraça é pouca, esses problemas de sempre se somaram a um intenso conflito político no plano nacional, a um colapso econômico e a graves escândalos de corrupção envolvendo diversos políticos fluminenses, dentre eles o governador do estado e o prefeito da capital. Tal conjuntura colocava o Rio de Janeiro em uma bifurcação: um caminho de progresso e beleza paradisíaca; ou um caminho de retrocesso e caos.
Agora, imersos nesse conturbado cenário, cabe aos senhores, membros da ALERJ e dos gabinetes de Pezão e Paes, determinar o destino da Cidade Maravilhosa em meio às Olimpíadas e à crise política, social e econômica. O “Legado Olímpico” está em vossas mãos. Não decepcionem o povo fluminense mais uma vez. As cartas estão lançadas. Que vença o melhor!
Diretores
Filipe Calábria
Fala aí, meus queridos delegados! Como estamos? Sou Filipe Calábria, mas podem me chamar de Calábria. Tenho 17 anos e o flamengo vai ser campeão do Brasileiro em 2024. Será uma honra ser o diretor dos senhores nesta edição do MDA, podem contar com minha ajuda para tirarem qualquer dúvida ou falar sobre problemas de inclusão no comitê! Espero vocês lá!!
FATNA
MARIANA
Oi oi queridos delegados!! Eu sou a Fatna, tenho 19 anos e estou fazendo Economia na UFRJ. Fico muito feliz em fazer parte dessa mesa incrível e por poder contribuir com o MDA! Espero que todos vocês tenham uma experiência inesquecível nesse comitê e que esses 3 dias sejam marcantes para vocês! Até!
​
FRANCINE
Olá, delegados! Sou a Francine, tenho 18 anos e me formei ano passado no CSA-NL. Vai ser um prazer recebê-los como diretora durante os três dias desse comitê incrível! Estarei sempre à disposição. Até logo, espero vocês lá!
​​
CATHARINA GRIGUOL
Oi futuros delegados! Me chamo Catharina, tenho 15 anos e estou indo pro 2º ano no CSA Leblon. Fico muito feliz de poder retornar ao meu primeiro modelo como diretora ao lado dessa mesa incrível do maior (vulgo nacional) e estou animadíssima para auxiliar vocês em seus desempenhos como delegados! Contem comigo para qualquer dúvida :)!
​
BRUNO
CAPAZ
Saudações, delegados! Meu nome é Arthur Moreira, tenho 16 anos e estudo no Colégio Cruzeiro. Sou grande fã de Omori, Undertale e Earthbound. Estarei com vocês no grandioso gabinete de campanha das eleições municipais. Até 2008!
LETICIA DIAS
Olá, queridos! Sou a Letícia Dias, tenho 17 anos e estou na terceira série do CSA Leblon. É uma honra ser diretora da X edição do MDA, já que foi o primeiro modelo que fiz e o principal responsável pela minha paixão pela modelândia! Espero poder vê-los no nacional, qualquer dúvida estou sempre disponível 💕
HELENA
FALCÃO
Oi futuros delegados e delegadas! Eu sou a helena falcão, tenho 18 anos e faço direito na maior do rio, a uerj, e estou muito animada para ser diretora de vocês! Qualquer dúvida podem contar com a mesa, vejo vocês no MDA!!
HENRIQUE
SÁ
Fala rapaziada! Meu nome é Henrique Sá, tenho 19 anos e estou indo pro terceiro período do Direito uerj. Essa é minha primeira vez sendo diretor e estou muito ansioso para fazer esse comitê incrível!
GABRIEL
SALOMÃO
Saudações, delgados! Sou o Salomão e terei a honra de ser diretor de vocês neste comitê incrível. Estou ansioso para encontrar todos! Vejo vocês em Maio!
GUILHERME
CERQUEIRA
Salve, jovens! Atendo por Cerqueira e espero ter 18 anos e estar cursando Direito à época do MDA! Apesar de niteroiense, sou diretor do comitê mais carioca que já existiu, e estou animadíssimo para vê-los buscando equacionar as Olimpíadas de 2016 no caótico lado esquerdo da baía, usando de meios certamente legítimos para isso! Junto a essa mesa fantástica, vamos fazer de tudo para que vocês tenham 3 dias de muitos despachos, planos e discursos acalorados. Até lá!
JOÃO
MENDONÇA
Olá futuros delegados! Me chamo João Henrique Mendonça e me formei em 2024 no csa leblon. Será uma grandíssima honra fazer parte dessa edição do MDA e espero, junto desta linda mesa, proporcionar uma experiência inesquecível para todos vocês. Mal posso esperar para encontrá-los entre os nossos gabinetes e a ALERJ! Espero os senhores em fevereiro!!
ENZO
LUCCHEZI
Saudações queridíssimos! Me chamo Enzo Lucchezi, tenho 18 anos, e estarei cursando cinema e audiovisual durante essa edição de ouro do MDA. É com muita honra que faço parte da mesa do (possível) maior comitê nacional que vocês já viram, ainda mais ao lado de pessoas geniais e um modelo tão importante pra minha vida. Espero que os senhores possam discutir, escrever, fazer amizades e se emocionar, como foi comigo durante minha estadia no solo agostiniano nas últimas edições. Esperem nada mais nada menos que o melhor de mim e todos presentes, e até as olimpíadas!
JULIA
BAHRI
Olá, futuros delegados! Me chamo Júlia Bahri, tenho 19 anos e estou indo para o terceiro período de direito.
Como de praxe, estarei em mais um nacional e, por isso, mal posso esperar para conhecer e reencontrar vocês! Nos vemos em 2016!